5 passos para você dar um excelente feedback, com uma técnica simples e divertida

Você tem dificuldades para dar feedback? Conheça a técnica do Giftback e nunca mais passe por isso!

Quem nunca ficou constrangido por um feedback de surpresa, dado em hora e local errados e de forma inadequada? O Giftback é uma técnica simples e divertida que vai te ajudar sair dessas situações constrangedoras.

Mas o que é o Giftback?

São 5 passos para dar um feedback com excelentes resultados. Eles foram pensados com base em uma técnica de improviso teatral que trabalha a escuta corporal e auditiva, além da aceitação, combinada com o fato diário de dar e receber presentes e como isso pode ser aplicado em nossa vida pessoal e de trabalho.

Vamos entender como contribui cada componente?

1. TÉCNICA DE IMPROVISO – DANDO UM PRESENTE DE BRINCADEIRA

IMG_3496

Existe uma técnica de improvisação teatral que trabalha a aceitação, assim como a escuta corporal e auditiva dos atores. O exercício proposto é justamente oferecer um presente fictício, que será aceito imediatamente pelo ator que está recebendo. Há duas formas de fazê-lo: em ambas, o primeiro improvisador diz “olha o presente que eu trouxe para você!” e o segundo responde “UAU, era exatamente isso que eu queria!”. A partir daí, na primeira versão, quem propõe o que é o presente é o ator que começou a conversa. Na segunda versão, baseado nos gestos e na postura do primeiro ator, que mostra o presente (e interpreta uma coisa grande ou pequena, quadrada ou redonda, etc. – é aí que entra a escuta corporal) o segundo improvisador é quem fará a proposta.

Exemplo da situação 1:

Ator 1: “Olha o presente que eu trouxe pra você!” – fazendo o gesto de uma bola.

Ator 2: “UAU!!! Era exatamente isso que eu queria!”.

Ator 1: “É uma bola de futebol!”

Ator 2: “Como é que você adivinhou?”

Ator 1: “Ah, eu sabia, como você mora na França, nem deve ter bola por lá!”

Ator 2: “Putz, verdade, faz um tempão que não jogo”.

Exemplo da situação 2:

Ator 1: “Olha o presente que eu trouxe pra você!” – fazendo o gesto de uma bola.

Ator 2: “UAU!!! Era exatamente isso que eu queria!”.

Ator 2: “É uma bola de cristal! Como é que você adivinhou?”

Ator 1: “Ah, uma bola de futebol é que não ia ser, né?! Como você mora na França, ninguém deve gostar de futebol por lá!”

Ator 2: “Putz, verdade, faz um tempão que não jogo”.

Reparem que a ação se constrói com aceitação e escuta mútuas.

2. DANDO PRESENTES NA VIDA REAL:

IMG_3500

Você gosta de dar presente?

Eu pessoalmente adoro dar presente! Adoro ver a reação das pessoas quando abrem aquilo que escolhi com tanto carinho. Vou contar minha experiência recente: há 4 anos morando na França, dar presente tá cada vez mais difícil. Já gastei as fichas com os presentes clássicos: vinhos, perfumes, camisetas de futebol. Meus pais engordam, minha irmã emagrece, e a distância me faz cada vez mais não ter um faro apurado para decifrar aquilo que lhes agradará! E a possibilidade de trocar, é bem pequena, quase nula. Então tenho que dar um presente adequado, tenho que acertar de primeira.

Ou seja, dar um presente, principalmente para quem gostamos, requer uma preparação muito especial. Temos que nos colocar no lugar de quem estará recebendo-o, imaginar qual sua utilidade e como ele se encaixa para aquela pessoa naquele momento.

E de ganhar presente, você gosta?

Se respondermos de bate-pronto, não tenho dúvidas que a resposta é sim!

Mas se pararmos para pensar um pouco, sempre tem aquele presente que não gostamos, né?! Ou porque não bate com o nosso gosto, ou porque não serve, ou porque esperávamos alguma outra coisa.

E o resultado dessas situações é que temos duas alternativas: ou aceitamos, experimentamos e temos de fato um presente, ou o colocamos de lado, e ficamos sem nada!

3. FEEDBACK – COMO DAMOS “PRESENTES” NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

O ato de dar e receber feedback é muito disseminado nas organizações atualmente. Entretanto, em grande parte das vezes, o feedback é de última hora, normalmente baseado em nossas próprias frustrações, dado em local e hora não adequados, e muitas vezes de surpresa – a formula ideal para quem recebe, descartá-lo, não o enxergar como um verdadeiro presente, e por consequência, não utilizá-lo para seu verdadeiro fim: retro-alimentação, análise pessoal e mudança, se for o caso.

GIFTBACK – 5 passos para você dar um feedback com resultados expressivos!

Pensando na técnica do improviso, onde aceitamos e escutamos o outro e em como temos de nos colocar no lugar do outro para dar um bom presente em nossa vida real, eu criei o Giftback.

Giftback é o nirvana do feedback. Um real presente, tão bem preparado, que facilita a aceitação de quem o recebe, e motiva o receptor ao aprendizado, mostrando a ele que existe uma outra maneira de agir em uma determinada situação.

O passo a passo do Giftback:

Passo zero – desenvolvendo a aceitação: Use a técnica do improviso de dar presentes fictícios em team buildings, como quebra-gelo em reuniões e workshops para criar uma cultura de aceitação e confiança em seu negócio, empresa, equipe.

VEJA AQUI UM VÍDEO QUE ILUSTRA DE FORMA BEM LÚDICA COMO APLICAR ESSA TÉCNICA:

Dando o giftback: os 5 passos para você dar um excelente feedback, com resultados expressivos

  1. Agregando valor: saiba que mensagem você quer transmitir. Estruture a mensagem que quer passar pensando em questões como: o que estou agregando compartilhando minhas observações?
  2. Preparação: escolha momento e local adequados. Questões como “Você está disponível agora? Tem um tempinho para conversarmos?” são eficazes.
  3. Neutralidade: exponha suas observações ao invés de frustrações, e faça-o de maneira neutra. É possível estabelecer um diálogo com frases como “Gostaria de compartilhar algumas observações. Você está aberto à ouví-las?”
  4. Proponha alternativas. Destaque pontos positivos antes de apontar o que pode ser melhorado. Pense em como você faria de forma diferente o que o outro fez e que agora está disposto a ajudá-lo a melhorar.
  5. Benefícios: exemplifique os benefícios de se adotar as alternativas propostas.

Agindo assim estamos dando um Giftback, um verdadeiro presente para quem o recebe. Ele tem que ser pensado com carinho, assim como quando oferecemos algo para quem amamos. Precisamos dar um feedback estruturado, pensado, ressaltando pontos positivos e pontos a melhorar.

Quem recebe, recebe também um presente, e tem em suas mãos o poder de decidir o que fazer com ele! Experimentá-lo, ver se ele se encaixa, ver se é bonito, mas se também é útil, e assim por diante.

Que tal disseminar a técnica do Giftback para vivermos todos com muito mais leveza? Se este artigo faz sentido em sua vida pessoal e empresarial, compartilhe-o com seus colegas de trabalho, com sua equipe e familiares!

Deixe seus comentários, elogios, críticas e sugestões!

E improVIVA!

Anúncios

4 comentários sobre “5 passos para você dar um excelente feedback, com uma técnica simples e divertida

  1. Jao disse:

    VIVA a ImproviS/Ação, Lucao! Parabéns pela iniciativa e empreendedorismo deste blog! Vejo um puta potencial de crescimento e sucesso nele!
    E os feedbacks espontâneos? Do dia-a-dia, a qualquer hora? Proponho esse desafio ao blog. Conseguimos aplicar técnicas para esses? Por vezes, estes tipos são mais valorizados pelos receptores do que os preparados e/ou os ensaiados…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s